segunda-feira, 12 de outubro de 2009

I Pauta de 2009



I Pauta Central de 2009

O 1º Encontro do Movimento dos Jovens Companheiros terá uma programação marcada pelo pragmatismo. O cema central desse semestre, Da Realidade que temos para o Futuro que Queremos – Oportunidades e Tendências, já dá as pistas do que pretende a organização do novo bloco petista.

O MJC terá uma missão contributiva de apoiar o prefeito Luiz Marinho a fazer a transformação necessária neste período, sem perder a dimensão do futuro. Nos debates vamos buscar caminhos para refletir sobre os problemas da cidade, mas, ao mesmo tempo, apontar as saídas a partir de idéias que já estejam sendo aplicadas ou sugerir projetos impactantes e eficazes ao município. Deliberar ações de melhorias faz parte da agenda prioritária dos Jovens Companheiros.

Tendo como ponto de partida o diálogo, o MJC conta com o Comitê de Criação (Campo Majoritário) apoiado pelo conselho interino do grupo. São eles que orientam a escolha dos temas de eventos e seminários, de modo, que seja possível analisar as questões, apontar falhas, expor saídas e reconhecer méritos. “Optamos pela mais democrática forma. Só existe integração se houver democracia. É um novo tempo. O PT está muito mais maduro, organizado, sobretudo, mais jovem do que nunca” resume a Secretária Institucional do MJC Maria Fernanda Marabizza Soares.

O Processo de Formação Política engajada na missão de angariar novos talentos e dar voz ativa ao jovem brasileiro nasceu com base na conexão entre seis eixos – Transformação da Sociedade, Liderança Mobilizadora, Relações Produtivas, Soluções de Valor, Educação e Resultados Sustentáveis.

Segundo o Vice-Coordenador, André Felipe Baptista, o propósito do movimento é construir uma programação que evidencie as oportunidades e tendências em gestões públicas, para que os jovens trilhem os caminhos para um futuro promissor. “O cenário é complexo”. De um lado, boa parte dos jovens encara a política com desilusão. Muitos deles não têm tempo sequer de pensar sobre ela, mas, mesmo sem compreendê-la a maioria atribui os problemas da sociedade aos políticos; de outro, surgem movimentos capazes de atrair e reter talentos, em uma visão otimista onde se acredita que atuar com ética nos pilares do socialismo vamos crescer com sustentabilidade e caminhar para uma sociedade mais igualitária.

Um comentário: